Rosilda Pereira: foto divulgação
Meu nome é Rosilda Pereira, sou graduada em Estética e Cosmética e formada Master em Aromaterapia.
Minha paixão pela aromaterapia começou ao assistir vídeos sobre óleos essenciais nas redes sociais. Durante a minha jornada no curso de Estética e Cosmética, passei a estudar com profundidade as doenças de pele. Muitas vezes, passava horas na biblioteca mergulhada em livros de dermatologia. Nas aulas teóricas sobre cosméticos e seus ativos, comecei a perceber os danos que o uso contínuo de produtos convencionais pode causar à pele e ao organismo como um todo.
Nas aulas práticas, especialmente ao realizar procedimentos como o peeling químico facial, notei o quanto alguns tratamentos são agressivos. Isso me fez questionar o impacto a longo prazo dos ingredientes presentes nesses cosméticos. Ao estudar os ativos sintéticos, minha consciência se ampliou: eu precisava de um caminho mais seguro e natural. Foi assim que mergulhei profundamente no mundo dos óleos essenciais, óleos vegetais, argilas e extratos naturais e quanto mais estudava, mais me apaixonava.
Rosilda Pereira: foto divulgação
Durante esse processo, encontrei um professor cuja paixão pela aromaterapia era visível em seu olhar. Identifiquei-me com sua forma de ensinar e não hesitei em me matricular em seu curso de formação Master. Desde então, venho me especializando e hoje sou capacitada para atender homens, mulheres e crianças, tratando desde lesões cutâneas, rinite, sinusite, até problemas capilares, como queda de cabelo, pontas ressecadas, fraqueza nas unhas e muito mais, criando sinergias personalizadas para cada caso.
A aromaterapia é um tratamento milenar, com inúmeros estudos que comprovam seus benefícios tanto na prevenção quanto no auxílio ao tratamento de diversas doenças, sempre em complemento à medicina tradicional. No entanto, é fundamental estudar a forma correta de uso, suas indicações e contraindicações. Afinal, mesmo sendo natural, se utilizada de forma errada, a aromaterapia pode trazer riscos à saúde.
Rosilda Pereira: foto divulgação
💧 Uma única gota de óleo essencial pode equivaler a várias xícaras de chá medicinal. Por isso, seu uso deve ser sempre consciente e orientado.
Também é essencial ter atenção à qualidade dos óleos. Não devemos comprar qualquer marca. Sempre solicite o laudo de cromatografia de cada lote, um estudo que comprova a pureza do óleo essencial e se ele foi ou não adulterado.
O que a ciência diz
Estudo recente publicado pelo PubMed Central (março de 2023) analisou ingredientes de cosméticos convencionais amplamente utilizados e identificou substâncias como parabenos, liberadores de formaldeído, triclosan, PEGs e fragrâncias sintéticas. O estudo apontou que a exposição contínua e cumulativa a esses componentes está associada a:
Reações alérgicas de pele
Distúrbios hormonais
Irritações crônicas
E até potencial risco de câncer
Fonte: Potential Carcinogens in Makeup Cosmetics (PMC10048826) – PubMed Central
Dicas importantes sobre o uso da aromaterapia
Nunca aplique óleo essencial diretamente na pele: eles devem ser diluídos em carreadores como óleos vegetais, cremes naturais, géis ou manteigas.
Formas seguras de uso: inalação (mão em concha), difusores (ambiente ou pessoal), no travesseiro para o sono, e com orientação profissional, até em preparos alimentares.
Antes de qualquer uso, é essencial saber:
Pode usar?
Para que finalidade?
Em qual concentração?
Alguns óleos são dermocáusticos (como tomilho, orégano, cravo) e outros são fototóxicos (como limão, bergamota, cominho) e requerem cuidados específicos.
Hoje, graças a Deus, a aromaterapia tem ganhado espaço e reconhecimento. Muitos médicos estão se aprofundando nesse campo. Em alguns países, a aromaterapia já é usada em hospitais, sendo prescrita por profissionais da saúde. No Brasil, a ANVISA ainda a classifica como aromatizante ou cosmético, o que limita sua regulamentação. Mesmo assim, com conhecimento adequado, é possível utilizar com segurança até mesmo por via oral, quando necessário.
Uso a aromaterapia no meu dia a dia, nos meus atendimentos, nos meus cuidados com a família e, principalmente, com meus netinhos, que desde pequenos são cuidados com amor, carinho e óleos essenciais.
Essa é a minha história de amor, cuidado e transformação através da aromaterapia.
Com ela, encontrei não só uma profissão, mas um propósito de vida.
Redação: Equipe Revista Crystal Insight
Fonte: Fabyana Rodrigues / Rosilda Pereira
Fotografias: Acervo de Rosilda Pereira
Ano 2025