Pôster do Documentário "Vidas Invisíveis"
Equipe da produção do Documentário - foto de Luiz Woellner e Max Olsen
O Documentário faz uma reflexão sobre os desafios de 5 personagens moradores na cidade de Colombo Paraná cidade periférica de Curitiba. A comunidade trans em Colombo vivem a margem com relação ao trabalho, assistência social e outras questões. No filme essas pessoas vão pontuar questões sociais e questões pessoais de como ela se sentem com relação ao preconceito e a discriminação.
Infância e a vida familiar vem a tona trazendo momentos de emoção e indignação no lugar de fala. O documentário tem esse objetivo de dar voz e vez para pessoas trans onde estão representadas aqui por Mayara Amaro, Fabiola Psicodélica 44, Yasmin Shionofuji 33, Bruno Henrique 32 e Caio Salles.
Mayara Amaro - foto de Luiz Woellner e Max Olsen
Mayara Amaro mulher trans ativista que utiliza as redes sociais para exigir seus direitos de cidadã Colombense. Fabiola atriz bolsista em uma escola de teatro em Curitiba faz artesanato para complementar sua sua renda. Yasmin casada conta sobre sua vida profissional e seu sonhos de filantropia. Bruno que é assistente logística fala como foi o processo de aceitação e definição da sua identidade de gênero e o apoio de sua mãe Patrícia. Caio Salles se emociona ao contar sua vida escolar e sua relação com os colegas e a mudança para o nome social.
A questão da saúde são os hormônios que muitas vezes não conseguem de forma certa através dos postos de saúde. Outra reivindicação que Mayara insiste é que não há um atendimento apropriado para pessoa trans e que precisa se deslocar a Curitiba para manter seus hormônios em dia. O filme é um manifesto mas também um alento as pessoas trans que vivem a margem se obrigando a se prostituir por não ter uma chance no mercado de trabalho. O projeto foi aprovado na lei Paulo Gustavo pelo produtor cultural Gil Rhodrigues que fez a produção e a direção é da Helen Bastos que com sua sensibilidade consegue nos emocionar com as histórias dessas personas. A fotografia é de Max Olsen e a edição é de Kleberr Wlader.
Redação: Equipe Revista Crystal Insight / CA MJR
Fonte: Max Olsen para Revista Crystal Insight
Fotografias: cedidos por Luiz Wollner e Max Olsen para Revista Crystal Insight.
Ano 2025