Pôster do Documentário "Boneca do Iguaçu - Uma História"
Direção e Fotografia: Max Olsen / Produção Geral: Gilberto Zangrande / Produção Executiva: Xandy Novaski / Realização - Lei Paulo Gustavo
Da esq. p dir. Maria Angélica Marochi, Xandy Novaski, Andreza Pavani, Marli Feeken, Nina Singer, Adriana Pavani, Samuel Pinheiro, Neide Maria Zétola Ferraz Setim, Luiz Carlos Setim e Luciano Chind - foto de Nanda Rovere
O domingo (dia 23 de fevereiro de 2025) foi marcado pelo lançamento do documentário “Boneca do Iguaçu – Uma História” na Câmara Municipal de São José dos Pinhais.
O curta-metragem aprovado pela Lei Paulo Gustavo, tem como proposta principal contar um pouco da trajetória do restaurante dançante Boneca do Iguaçu, empreendimento esse que deu nome a um dos bairros mais conhecidos de São José dos Pinhais, situado à beira da Avenida das Torres, divisa com Curitiba. Por que o comércio recebeu tal título? O empreendimento existe ainda hoje? Quem foi o idealizador do estabelecimento? O que permaneceu desse tempo? Como vive a verdadeira Boneca do Iguaçu?
Marli Feeken - foto de Nanda Rovere
Músicos de Câmara da Orquestra Sinfônica Jovem de São José dos Pinhais - PR - foto de Nanda Rovere
Marli Frieda Augusta Feeken, protagonista do filme e filha do saudoso Harry Feeken (idealizador do restaurante dançante Boneca do Iguaçu e que deu este nome ao estabelecimento por sua causa) brilhou no evento e falou a todos sobre sua trajetória de vida e obra.
Além da equipe do documentário e do público que praticamente lotou o espaço, estiveram presentes algumas autoridades do município: a prefeita Nina Singer, os vereadores Samuel Pinheiro, Jean Zanchetta e Luiz Paulo, o ex-prefeito Luiz Carlos Setim, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços Sidnei Nascimento, a escritora Maria Angélica Marochi e o professor Luciano Chinda, presidente da Comissão Especial da Lei Paulo Gustavo de São José dos Pinhais, lei esta da qual o filme foi contemplado. Nina, Samuel, Setim, Maria Angélica e Luciano apontaram a importância de uma obra artística em documentar a história do município. Xandy Novaski, produtor executivo e roteirista do curta-metragem também marcou presença e revelou um pouco sobre os bastidores da produção, como o silêncio que traduz os idos na divisa entre São José e Curitiba e a oscilação de sons diversos que reverbera as rotinas mais ágeis que temos nos dias de hoje.
Da esq. p dir. - Andreza Pavani, Nina Singer, Marli Feeken, Neide Maria Zétola Ferraz Setim, Luiz Carlos Setim e Adriana Pavani - foto de Nanda Rovere
Logo após a apresentação do curta-metragem no telão, a Valsa “Boneca do Iguaçu”, composta pelo saudoso Cláudio Todisco e que está no filme, foi tocada pelos Músicos de Câmara da Orquestra Sinfônica Jovem de São José dos Pinhais, regida pelo maestro Isac Rodrigues. O momento foi único e emocionou a plateia.
Quais são os próximos passos para a divulgação do filme? Cópias da obra já estão sendo viabilizadas para distribuição em algumas secretarias da cidade, além das escolas. E mais: o curta-metragem será devidamente inscrito em festivais nacionais, levando o nome de São José dos Pinhais para os quatros cantos do país.
Equipe do filme - Douglas Delmar, Xandy Novaski, Eve Teixeira, Gilberto Zangrande, Miguel Junior e Cristiane Pavão - foto de Nanda Rovere
Ficha técnica
Filme: Boneca do Iguaçu – Uma História
Gênero: Documentário
Formato: Curta-metragem (aproximadamente 15 minutos)
Direção e Fotografia: Max Olsen
Roteiro: Xandy Novaski
Produção Geral: Gilberto Zangrande
Assistente de Produção: Douglas Delmar
Direção de Arte: Eve Teixeira
Câmera, Edição e Finalização: Miguel Junior
Assistente de Câmera: Cristiane Pavão
Técnico de Som: Thiago Valença
Realização:
Lei Paulo Gustavo
Prefeitura de São José dos Pinhais / Secretaria de Cultura – Mais Cultura
Governo Federal – União e Reconstrução
Redação: Xandy Novaski para Revista CRYSTAL INSIGHT
Equipe: Xandy Novaski / CA / MJR / REVISTA CRYSTAL INSIGHT
Fonte: Xandy Novaski
Fotografias: Nanda Rovere para Revista Crystal Insight.
Capa do filme: Miguel Junior